Cinco perspectivas para a logística em 2023
O que vem por aí quando tratamos de logística em 2023? No próximo ano, vamos falar muito de logística alinhada a tecnologias digitais, logística 4.0 e soluções de distribuição baseadas nos valores ESG, por exemplo. É certo também que estarão em destaque no setor o same day delivery e a busca por negócios em Estados que ofereçam os melhores incentivos fiscais.
Saiba mais no artigo que preparamos.
1 – Centros de Distribuição e incentivos fiscais diferenciados
A bitributação e a pesada carga tributária nacional dificultam a vida de quem faz negócios no Brasil. Por isso, Estados com potencial logístico mais amplo e benefícios fiscais diferenciados saem na frente quando falamos sobre tendências para a logística em 2023. Afinal, hoje é praticamente impossível crescer sem reduzir custos e otimizar resultados.
Nesta corrida, o Espírito Santo larga em vantagem. Por um lado, o Estado conta com localização privilegiada, no litoral do Sudeste, bem como com uma infraestrutura de portos, estradas e ferrovias. Isso permite que os centros de distribuição aqui localizados agilizem o processo logístico, auxiliando na redução de custos e na rapidez da entrega.
Por outro lado, o Estado apresenta incentivos fiscais que contribuem para a redução de custos das operações logísticas, principalmente depois da prorrogação, por até 15 anos, das isenções, incentivos e benefícios da Lei Complementar 186/21.
A mudança, em outubro de 2021, permitiu que as operações de distribuição e e-commerce realizadas no Estado, incluindo aquelas amparadas nos incentivos do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) e do Programa de Incentivo ao Investimento (Invest-ES), se tornassem mais competitivas.
2 – Cross docking e same day delivery
A pandemia mudou de modo decisivo o comportamento dos consumidores. O aumento do volume de compras pela internet veio acompanhado do desejo de receber os produtos com mais rapidez, intensificando a modalidade de entregas expressas same day delivery.
O modelo, impulsionado por gigantes do comércio eletrônico como Amazon e eBay, está em franca expansão no Brasil. Se há alguns anos a possibilidade parecia distante, a cadeia logística e de vendas on-line de hoje permite, sim, que a entrega seja feita no mesmo dia da compra.
A tendência exige um alto nível de planejamento interno e otimização das operações, mas, ao mesmo tempo, funciona como um enorme diferencial competitivo.
A estratégia just in time também está na base do cross docking, estrutura de cruzamento de docas na infraestrutura dos Centros de Distribuição (CD), que otimiza a distribuição de mercadorias de forma que as cargas sejam separadas e enviadas em até 24 horas. O armazenamento é reduzido e, consequentemente, o tempo de espera do cliente também.
3 – Mudança climática e ESG
Entre as perspectivas para a logística em 2023 também vai ser crescente o investimento em formas de armazenagem, distribuição e transporte sustentáveis, em uma gestão de pessoas responsável e em diálogos constantes com as comunidades envolvidas nas operações de um negócio. Os valores ESG chegaram mesmo para ficar.
Clique aqui para ler o artigo recente que publicamos sobre o assunto.
Além disso, a questão climática será cada vez mais estratégica. Afinal, não é de hoje que eventos ambientais extremos desafiam a logística mundial. De acordo com um relatório da organização internacional Oxfam publicado em maio do ano passado, a mudança climática terá mais impacto na economia global do que a Covid-19.
Segundo o documento, o G7, grupo dos países mais industrializados do mundo formado por Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Canadá, França, Alemanha e Itália, pode perder em média 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) a cada ano, a partir de 2050, caso não consiga reduzir o aquecimento global e o efeito estufa.
4 – Inteligência Artificial
Em 2023, como nos anos anteriores, a busca por alternativas que reduzam custos, potencializem resultados e otimizem o tempo de operação seguirá firme e forte. E a Inteligência Artificial chega ao novo ano como uma aliada importante desta caminhada.
Estamos falando, especialmente, do uso de tecnologias avançadas em robótica, automatização, desenvolvimento de softwares, gestão de estoque e fluxos.
Entre as contribuições da inteligência artificial para operações logísticas, podemos destacar:
- Redução de falhas e de gastos
- Aumento da produtividade
- Melhoria nos processos de armazenagem
- Agilidade na fiscalização em aduanas e postos fiscais
- Objetividade na gestão de estoque e distribuição de produtos
5 – Logística colaborativa
A economia colaborativa ganhou força nos últimos anos, aumentando a competitividade entre os players. No setor logístico, ela tem se mostrado potente, principalmente na tendência de terceirizar processos de envio, aluguel de frotas, galpões e facilities para empresas especializadas. Isso também será tendência na logística em 2023.
Entre as vantagens da colaboração entre organizações da cadeia de suprimentos, podemos citar a redução de custos com armazenamento, distribuição, transporte e equipamentos que não fazem parte do core business do negócio, mas turbinam os resultados de forma significativa.
A logística colaborativa também potencializa a criação de uma cadeia mais sustentável, impulsionando movimentos de logística reversa, que viabilizam o descarte adequado de resíduos; a reutilização de embalagens ou reciclagem de itens e o uso racional do transporte de cargas, entre outras vantagens competitivas.
Intermodal South America
Para acompanhar de perto as principais tendências do mercado logístico em 2023, vale também ficar de olho na Intermodal South America, principal evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior destinado aos profissionais do setor logístico.
A edição 2023 do evento será realizada em São Paulo, entre 28 de fevereiro e 2 de março. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 500 marcas nacionais e internacionais, representantes de três pilares: intralogística, tecnologia e transporte de cargas. “Em 2023, teremos expositores que atuam em toda a dinâmica de supply chain”, adianta o diretor da Informa Markets Brasil, promotora e organizadora da Intermodal, Hermano Pinto Jr.